sábado, 22 de setembro de 2012

Ata da Reunião do Fórum 2012: 1 (Belém)


ATA DO FÓRUM NACIONAL DOS COORDENADORES
DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES / ARTES VISUAIS

Reunião Extraordinária

29 a 31 de maio de 2012 – Belém-Pará
                                                                                                             



Nos dias vinte nove, trinta e trinta e um do mês de maio de dois mil e doze, foi realizada a Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais na Sala de Aula 1 do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, localizado à Praça da República s/n, no bairro da Campina, Belém, estado do Pará, com a participação dos Coordenadores, Vice-Coordenadores e Representantes dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e em Artes conforme listados a seguir: Profª Drª Angela Maria Grando Bezerra (Coordenadora - PPGA-UFES), Profª Drª Angela Raffin Pohlmann (Coordenadora - PPGAV-UFPel), Prof. Dr. Eriel de Araújo Santos (Coordenador – PPGAV-UFBA), Profª Drª Gisela Reis Biancalana (Vice-Coordenadora PPGART-UFSM), Prof. Dr. José Afonso Medeiros Souza (Coordenador – PPGARTES-UFPA), Prof. Dr. José Luiz Kinceler (Vice-Coordenador – PPGAV-UDESC), Profª Drª Lívia Marques de Carvalho (Coordenadora – PPGAV-UFPB/UFPE), Prof. Dr. Luiz Cláudio da Costa (Coordenador - PPGARTES-UERJ), Prof. Dr. Luiz Sérgio de Oliveira (Coordenador do Fórum e do  PPGCA-UFF), Profª Drª Madalena de Fátima Zaccara Pekala (Vice-Coordenadora – PPGAV-UFPB/UFPE), Profª Drª Maria Beatriz de Medeiros (Coordenadora - PPGArte-UnB), Profª Drª Maria Betania e Silva (Vice-Coordenadora - PPGAV-UFPE/UFPB),Profª Drª Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (Coordenadora – PPGAV-UDESC), Profª Drª Marize Malta (Vice-Coordenadora - PPGAV-UFRJ), Prof. Dr. Mauricius Martins Farina (Coordenador - PPGAV-UNICAMP), Profª Drª Míriam Costa Manso Moreira de Mendonça (Coordenadora em exercício – Arte e Cultura Visual - UFG), Profª Drª Monica Baptista Sampaio Tavares (Coordenadora – PPGAV-USP), Profª Drª Monica Zielinsky (Coordenadora – PPGAV-UFRGS), Profª Drª Nara Cristina Santos (Representante – PPGART-UFSM), Profª Drª Patrícia Franca Huchet (Representante – PPGArtes-UFMG)  e Profª Drª Rejane Galvão Coutinho (Coordenadora – PPGA-UNESP - Campus São Paulo); além da presença de representantes da CAPES, a Coordenadora e o Coordenador Adjunto de Área Artes / Música, Profª Drª Antonia Pereira Bezerra e Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe. A reunião teve início às 09:00 horas do dia vinte e nove de maio sob a Presidência do Coordenador do Fórum, Prof. Luiz Sérgio de Oliveira, com a seguinte Pauta: 1 – Discussão da Pauta do Fórum de Belém: inclusões, exclusões, alterações; 2 - Criação de uma nova Grande Área (ARTES): vantagens, dificuldades, encaminhamentos; 3 – Mestrado Profissional: novo desafio para a área das Artes; 4 - Ampliação do diálogo entre Graduação e Pós-Graduação em Artes: os caminhos para uma conexão mais profícua e efetiva; 5 - Melhor articulação entre pesquisa, pós-graduação e extensão; 6 – Produção intelectual e fortalecimento da pesquisa na área das Artes; 7 – Possibilidades de formação de uma rede de circulação de produção intelectual (artística e bibliográfica) entre os PPGs da área de Artes; 8 – Anotações para a Reunião do Fórum em Niterói (setembro de 2012); 9 – Sistematização das discussões ocorridas; organização de documentos para encaminhamento; deliberações; 10 –  Informes. Dando início aos trabalhos, foi feita a abertura do evento com as palavras de boas vindas do Diretor do Instituto de Ciências da Arte/UFPA, Prof. Dr. Celson Gomes, seguido pelo Coordenador do Fórum, Prof. Luiz Sérgio de Oliveira, oportunidade em que foi ressaltada a importância do encontro com a participação de representantes das principais universidades públicas brasileiras para a discussão de questões maiúsculas da pós-graduação em artes no País. Falando na sequência, o anfitrião do Fórum em Belém do Pará, Prof. José Afonso Medeiros Souza, deu as boas vindas aos participantes. Em seguida, o Presidente da Reunião passou a fala aos participantes para as devidas apresentações, considerando que alguns participavam pela primeira vez. Passou-se em seguida à apresentação e discussão da Pauta para a Reunião em questão, com a sugestão de inclusão de  ponto específico para a discussão das relações entre os programas de Pós-Graduação e a CAPES, considerando-se a presença da Coordenadora e do Coordenador Adjunto de área. A Profª Maria Beatriz Medeiros (UnB) solicitou a inclusão de dois pontos. O primeiro sobre a ANPAP, considerando-se dois fatores: (1) o fato de ser uma associação que congrega pesquisadores em artes e que deveria se posicionar politicamente nas escolhas de representantes de áreas no CNPq e (2) o formato do sistema de seleção do Encontro Nacional da ANPAP de 2012, no qual vários artigos de pesquisadores associados fundadores e membros de comitês não haviam sido aceitos. O segundo ponto sugerido pela Profª Maria Beatriz Medeiros (UnB) foi a criação de um grupo do Fórum dos Coordenadores na rede social Facebook. O Prof. José Afonso Medeiros (UFPA) sugeriu que se dividissem as discussões em três eixos, no primeiro dia seria a discussão da configuração da grande área em geral, no segundo as relações entre graduação e pós e relações de rede, agregando os itens 4, 5, 6 e 7 da Pauta, e no terceiro dia deixar um tempo mais flexível para outras questões. A Profa. Nara Cristina Santos (UFSM) sugeriu uma inversão na ordem de discussão de modo que as discussões da grande área e do Mestrado Profissional com a CAPES fossem realizadas no último dia. Após a manifestação de vários participantes, houve unanimidade na criação de um canal de comunicação do Fórum dos Coordenadores na rede social Facebook; em relação à ANPAP, apesar de ser reconhecida a importância da associação para os grupos de pesquisas e da pós-graduação, a maioria considerou que a Reunião do Fórum não era a ocasião adequada para a discussão, a qual deveria ser remetida à Assembleia da ANPAP, havendo ainda a sugestão de que os associados que desejassem que se reunissem para discutir as questões que considerassem relevantes. Em seguida, a pauta foi aprovada com a reorganização dos itens para que fosse incluído o seguinte ponto na Pauta de discussão: as relações entre os Programas de Pós-Graduação em Artes / Artes Visuais e a CAPES. **********************************************************************************
Passando-se ao item 2 da Pauta - Criação de uma nova Grande Área (ARTES): vantagens, dificuldades, encaminhamentos –, o Prof. Luiz Sergio de Oliveira relatou a memória da ideia de criação da grande área ARTES, surgida no Fórum realizado em Niterói em 2011, abrindo em seguida os debates acerca das condições políticas, pertinência e estratégias para a criação de uma nova Grande Área: Artes. A Profª. Maria Beatriz Medeiros apresentou os dados e citou tabela de prioridades da CAPES na qual a área de Artes aparece em último lugar. A Profª. Antonia Pereira Bezerra ressaltou desconhecer a tabela de prioridades, salientando ser este o momento de consolidar esforços para abrir novos cursos e aumentar as notas daqueles ainda com nota 3, além de se buscar fomentar a massa crítica para a Área. O Prof. José Afonso Medeiros (UFPA) ponderou que a área de Artes precisa de ações afirmativas, que não é somente uma questão numérica, nem de massa crítica, lembrando haver uma luta histórica em prol da afirmação da área de Artes como área de conhecimento. Os participantes levantaram várias questões sobre ausência de políticas públicas efetivas sobre o ensino de arte, da necessidade de reconfigurar e ampliar os diálogos para além das Letras e da Linguística a partir do contexto das Artes, e de se traçar estratégias de aproximação com representantes das áreas do Teatro, Dança e Música com vistas à criação da Grande Área das Artes, no sentido de conhecer a posição desses pares quanto à perspectiva de criação de uma nova grande área de conhecimento. Após várias manifestações e ponderações em relação a este esse ponto da Pauta, o Fórum reconheceu o debate como altamente relevante, ressaltando-se que a estratégia para a criação de uma Grande Área de ARTES é dependente do fortalecimento da área através dos pontos discutidos no Fórum, tais como as relações de rede entre os programas de pós-graduação, incremento da produção científica e artística, relação entre graduação e pós-graduação,  difusão da produção científica e artística da área,  além do estreitamento de relações inter, trans e multidisciplinares, inclusive internamente com os pares dessa mesma área Teatro, Dança e Música. Foi reconhecida a necessidade de articulação de um encontro ampliada com a participação dos segmentos que compõem as Artes (Visuais, Cênicas e Música) para debater a questão da criação da Grande Área das ARTES. Neste sentido, o Coordenador do Fórum, Prof. Luiz Sérgio de Oliveira, foi autorizado a promover uma aproximação com as lideranças da área de Artes Cênicas e de Música, no sentido de ampliar os debates e articular um encontro futuro para que seja debatida a criação de uma nova Grande Área das Artes. ***********************************************************
Passando-se em seguida ao ponto 3 da Pauta - Mestrado Profissional: novo desafio para a área das Artes –, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira iniciou a discussão sugerindo que inicialmente se tentasse entender no que consiste o Mestrado Profissional, buscando-se esclarecer as dúvidas. Em seguida a Profª Antonia Pereira Bezerra apresentou as questões relevantes à diferenciação entre Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional, enfatizando que este último atende uma demanda específica do mercado, e que até o presente momento há apenas uma proposta para esse tipo de Mestrado na área de Artes/Música da Capes. Ressaltou que esse tipo de Mestrado não tem financiamento da CAPES. Para esclarecer as dúvidas, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira leu a portaria no. 7 de 22 de junho de 2009 que dispõe sobre o Mestrado Profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Em seguida, foram debatidos/esclarecidos os artigos destacados pelos participantes durante a leitura da referida Portaria: Artigos 3º, 5º e 9º, nos quais puderam ser discutidos a equivalência entre Mestrado Acadêmico e Profissional, a característica do Mestrado Profissional como voltado para uma aplicabilidade técnica e utilização aplicada, e a avaliação e análise das propostas de cursos dessa modalidade de Mestrado de forma diferenciada pela CAPES. A Profª Nara Cristina Santos (UFSM) relatou a experiência positiva do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural da UFSM, e apontou como um problema a questão da sustentabilidade daquele programa, considerando que a CAPES não financia esse modalidade de Mestrado. Após as manifestações dos participantes e esclarecimentos das dúvidas pela Profª Antonia Pereira Bezerra, o Fórum entendeu não caber qualquer deliberação (contrária ou favorável) referente ao Mestrado Profissional, considerado como um programa já implementado, sendo ressaltada a necessidade de estabelecimento de parâmetros e critérios específicos para a área de Artes. Tendo cumprido a Pauta do dia e nada mais havendo a tratar, esclarecer, debater ou informar, o Coordenador do Fórum deu por encerrados os trabalhos do primeiro dia do Fórum às dezoito horas e dez minutos.  ***************************************************
******************************************************************************************Dando início ao segundo dia do Fórum em Belém do Pará às nove horas e trinta e cinco minutos do dia trinta de maio de dois mil e doze, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira relatou que no dia anterior a Profª Monica Zielinsky (UFRGS) havia entregado a Ata do Encontro Regional realizado no Rio Grande do Sul, envolvendo as Universidades com programas de pós-graduação em Artes daquele estado, elogiando a iniciativa e lendo trechos da Ata daquele Encontro. Em seguida a Profª Madalena Zaccara (UFPE) apresentou e distribuiu aos presentes a revista do PPGAV- UFPE/UFPB, informando que aqueles que solicitassem receberiam seu exemplar via postal.  Em continuação, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira sugeriu que fossem discutidos os itens 4 e 5 da Pauta, e na sequência, o ponto de discussão e esclarecimentos sobre as relações entre CAPES e os programas de pós-graduação, o que foi aceito pelos participantes. Os debates iniciaram com os itens 4 e 5 da Pauta - Ampliação do diálogo entre Graduação e Pós-Graduação em Artes: os caminhos para uma conexão mais profícua e efetiva;  e melhor articulação entre pesquisa, pós-graduação e extensão; respectivamente – O Prof. Luiz Sérgio de Oliveira introduziu o tema com o exemplo da Universidade Federal Fluminense que criou recentemente a graduação em Artes e portanto passa a ter essa relação mais estreita entre graduação e a pós-graduação em Artes. Vários participantes relataram que em seus programas esse diálogo se estabelece através dos grupos de pesquisas, os quais envolvem mestrandos e graduandos de iniciação científica. A Profª Marize Malta (UFRJ) frisou que a estratégia em sua Universidade é centrar todas as atividades da Universidade na semana da Jornada de Iniciação Científica, de maneira que todos os alunos possam participar do evento; informou ainda que os alunos bolsistas do PIBIC podem assistir a disciplina Metodologia do Trabalho Científico no mestrado, além de participar da organização de seminários e ciclos de palestras que envolvem alunos de graduação e da pós-graduação. A Profª Angela Grando (UFES) relatou que devido a dificuldades internas na pós da UFES não é mais permitida a participação de alunos de graduação em disciplinas da pós-graduação, mas que a dinâmica de grupos de pesquisas e reuniões de orientação compartilhadas entre professores orientadores da pós e orientandos da graduação e da pós-graduação têm apresentado bons resultados. A Profª Rejane Coutinho (UNESP) apresentou os benefícios obtidos nas ações do estágio docente obrigatório para os bolsistas CAPES do Programa de Pós-Graduação da UNESP e ressaltou que esse diálogo depende mais dos professores e alunos do que normatizações, sendo uma relação flutuante, ora com maior, ora com menor intensidade. Foi reconhecida como consenso que todos os Programas estão investindo satisfatoriamente na articulação entre graduação e pós-graduação. O item relacionado à articulação dos programas de pós-graduação com a Extensão foi postergado para outro momento do Fórum, com o compromisso de que não deixaria de ser enfrentado. Após uma pequena pausa, teve início a sessão de esclarecimentos das questões que envolvem diretamente a relação dos Programas de Pós-Graduação e a CAPES. A Profª Monica Tavares (USP) perguntou se havia perspectiva de aumento do número de bolsas. O Prof. Luiz Cláudio da Costa (UERJ) solicitou esclarecimentos sobre a comprovação de publicações, se haveria a possibilidade de ser enviado apenas as fotocópias de exemplares de publicações sob avaliação. A Profª Marize Malta (UERJ) questionou a possibilidade da CAPES ter uma ação mais específica no que diz respeito à distribuição de publicações dos programas. O Prof. Eriel de Araújo Santos (UFBA) perguntou se haveria diferença de peso na avaliação entre revista impressa e  on line. A Profª Angela Pohlmann (UFPel) perguntou sobre o número de orientandos por orientador. Após várias manifestações de descontentamento pelo fato de ter que escrever, viabilizar a publicação e ainda arcar com o custo de envio de livros, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira ponderou se tratar de duas questões: uma que diz respeito à circulação da produção intelectual dos Programas, e outra específica do processo avaliativo.  Iniciando os esclarecimentos, a Profª Antonia Pereira Bezerra  informou que o Programa Bolsas Para Todos priorizou projetos em áreas e situações tidas como prioritárias nas estratégias governamentais, tais como as populações ribeirinhas da Amazônia, por exemplo; fora isso, há a previsão de aumento de bolsas, mas não está definido quando isso ocorrerá. Em relação ao número de orientandos, esclareceu que no momento são de 08 (oito) orientandos por orientador, mas há indicação de que cada área estabeleceu o teto máximo para o número  de orientandos por orientadores. Em relação ao peso de avaliação das publicação, a Profª Antonia Pereira Bezerra informou que na área de Artes/Música há equivalência entre a publicação on line e a impressa. Houve maior ênfase nos esclarecimentos acerca da necessidade de envio das publicações relacionadas no Coleta Capes para o processo de avaliação e para a constituição da biblioteca de referência da área na UNIRIO. A Profª Antonia Pereira Bezerra esclareceu sobre a necessidade de avaliar fisicamente a publicação, defendendo a solicitação do envio de um exemplar para a avaliação, ressaltando ainda a importância da constituição de uma Biblioteca de Referência da Área de Artes/Música na UINRIO, Rio de Janeiro, única instituição que se prontificou a acolher o projeto da biblioteca por ocasião da gestão da Profª Martha Tupinambá. Quanto às dificuldades referentes às publicações editadas no exterior, a Profª Antonia Pereira Bezerra  informou que elaboraria cartas em diversas línguas estrangeiras a serem enviadas aos editores das publicações, solicitando o envio de um exemplar do livro para a Biblioteca de Referência da Área, as quais serão igualmente utilizadas no processo de avaliação. Ainda quanto ao envio das publicações para avaliação, atendendo às ponderações dos Coordenadores presentes, a Profª Antonia Pereira Bezerra  concordou em ampliar o prazo final para o dia 15 de junho de 2012. Em relação à circulação das publicações, ficou acordado que o assunto seria tratado no ponto seguinte da Pauta. Tendo-se cumprido o estabelecido para a parte da manhã, e nada mais havendo a tratar, os trabalhos foram suspensos às doze horas e vinte e cinco minutos para almoço, ficando a parte da tarde reservada para visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra, à Casa das Onze Janelas e à exposição Pequenos Formatos na Universidade da Amazônia – UNAMA. *******
******************************************************************************************No terceiro e último dia de reunião, os trabalhos do Fórum foram iniciados às nove horas e quinze minutos do dia trinta e um de maio de dois mil e doze. Na abertura dos trabalhos, o  Prof. Luiz Sérgio de Oliveira passou a palavra para o Prof. José Afonso Medeiros (UFPA) que distribuiu o texto intitulado “Slow Science”, publicado na revista Carta Capital, sugerindo uma reflexão sobre o sistema que vem sendo imposto pelas agências de fomento. Em seguida, a Profª Maria Beatriz Medeiros (UnB) fez uso da palavra para alguns esclarecimentos acerca do processo de concessão de bolsas entre as diversas áreas da CAPES, e a respeito das exigências sempre crescentes do Qualis Periódicos. Em continuação, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira indicou que se avançasse para os itens 5 e 6 da Pauta, respectivamente, Melhor articulação entre pesquisa, pós-graduação e extensão; e Produção intelectual e fortalecimento da pesquisa na área das Artes. Dando início aos debates desses pontos, a Profª Maria Cristina da Rosa (UDESC) relatou que, embora se afirme a indissociabilidade entre pesquisa e extensão, a pesquisa ainda é mais valorizada nas universidades, opinião compartilhada  por vários participantes, a partir da experiência em suas instituições. A Profª Angela Grando (UFES) afirmou que em seu Programa a extensão é valorizada com muitos projetos bem sucedidos. O Prof. Luiz Sérgio de Oliveira lembrou que na universidade pública todas as ações deveriam ser voltadas para a extensão; neste ponto, a discussão foi ampliada, contemplando igualmente o ponto da circulação e difusão dos conhecimentos produzidos nas universidades. Nesse sentido, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira afirmou  ser necessário pensar em proposições que construam e realizem ações que fortaleçam tanto a produção reflexiva quanto a produção artística, fazendo com que essa produção intelectual tenha maior ressonância na sociedade para além dos programas de pós-graduação. O Prof. José Afonso Medeiros (UFPA) sugeriu a criação de bibliotecas de referência em um total de 05 (cinco), sendo uma em cada região do País (PROPOSIÇÃO 1). Considerando-se que as bibliotecas universitários têm recursos para aquisição de livros, o Prof. Milton Sogabe (UNESP) sugeriu que fosse elaborada lista com as publicações dos docentes vinculados aos diversos Programas de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais, e que essa lista fosse encaminhada para as bibliotecas universitárias de cada instituição com a indicação de aquisição (PROPOSIÇÃO 2). A Profª Patricia Huchet (UFMG) relatou sua experiência em grupo transdisciplinar cujos integram exercem a prática de publicação conjunta, e sugeriu que o Fórum dos Coordenadores criasse uma newsletter para publicação on line, com o objetivo de divulgação de pesquisas e ações dos Programas (PROPOSIÇÃO 3). A Profª Marize Malta (UFRJ) ponderou acerca das dificuldades para a edição de uma newsletter, diante da necessidade de uma editoria e de recursos para sua manutenção, solicitando que se buscasse objetivar sua realização. Nesse ponto, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira solicitou à Profª Patricia Huchet (UFMG) que preparasse um projeto, com a versão piloto da newsletter, a ser apresentado aos Coordenadores no Fórum de Niterói, a ser realizado em setembro de 2012, e que nesse processo de elaboração fosse possível acolher quem se dispusesse a colaborar. Ainda acerca da circulação da produção bibliográfica dos Programas de Pós-Graduação, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira relatou uma experiência da Funarte nos anos 1980, com a instituição de uma política de distribuição de publicações de arte, desenvolvida por Paulo Herkenhoff, na ocasião diretor do INAP-Funarte, sugerindo que tal experiência fosse recuperada para a distribuição da produção bibliográfica dos Programas de Pós-Graduação, vinculados ao Fórum, para pelo menos 50 (cinquenta) bibliotecas estaduais e municipais em diferentes partes do País (PROPOSIÇÃO 4). A Profª Maria Beatriz Medeiros (UnB) se pronunciou afirmando possuir um cadastro de 110 bibliotecas para as quais envia regularmente suas publicações, colocando-o à disposição do Fórum para que se chegue a relação final das bibliotecas a serem incorporadas à proposição. Ainda a respeito, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira se responsabilizou por contatar a Unirio para verificar a possibilidade daquela instituição assumir as responsabilidades e os custos da distribuição das publicações, as quais serão reunidas para distribuição em data no mês de novembro de 2012 a ser determinada posteriormente. Considerando-se que essas questões envolvem igualmente o item 7 da Pauta - Possibilidades de formação de uma rede de circulação de produção intelectual (artística e bibliográfica) entre os PPGs da área de Artes –, a discussão foi ampliada para incorporar outras estratégias e ações para a articulação entre os Programas de Pós-Graduação, cursos de graduação, extensão, além da circulação da produção intelectual e de estabelecimento de relações em rede. O Fórum deliberou que a Profª Nara Cristina Santos (UFSM) ficaria responsável pela criação de um grupo fechado para o Fórum de Coordenadores na rede social Facebook, que passará a ser utilizado como meio de comunicação e definição de novas estratégias entre os Coordenadores (PROPOSIÇÃO 5). Em relação à produção artística, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira realçou o caso específico da exposição que se realizará durante o próximo encontro do Fórum na cidade de Niterói, e que este ano contemplará a produção artístico visual dos Programas. Neste sentido, solicitou a cooperação dos Coordenadores no sentido de estimular seus corpos docentes e discentes à participação, além de se encarregarem de coletar as imagens em número ainda a ser definido, que serão apresentadas através de projeções no Solar do Jambeiro, local de realização do Fórum em Niterói em setembro próximo. *********************************************************************************
Os últimos pontos da Pauta – 8. Anotações para a Reunião do Fórum em Niterói (setembro de 2012); 9. Sistematização das discussões ocorridas; organização de documentos para encaminhamento; deliberações; e 10. Informes – foram sendo discutidos e indicados ao longo dos debates, sendo ressaltados por alguns participantes, conforme relatados a seguir: O Prof. José Afonso Medeiros (UFPA) lembrou que para o Fórum foram convidados Coordenadores, Ex-Coordenadores e Vice-Coordenadores, sugerindo que essa prática se estenda aos outros encontros do Fórum, estabelecendo uma rede de relações que se beneficie das experiências acumuladas. O Prof. Eriel Araújo Santos (UFBA) sugeriu que no futuro se possa realizar exposições de grande porte com as produções de artistas pesquisadores vinculados aos Programas. A Profª Marize Malta (UFRJ) sugeriu que no encontro da ANPAP se discuta a possibilidade de se acolher não apenas membros individuais, mas igualmente a associação de Programas, com o objetivo de se obter recursos que subsidiem a publicação da newsletter dos programas de Pós-Graduação; solicitou ainda que se tente viabilizar a realização das reuniões dos grupos de pesquisas durante a realização do Encontro Nacional da ANPAP, ponto em que o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira fez um apelo ao Prof. Luiz Cláudio da Costa (UERJ) para que se buscasse disponibilizar salas na UERJ para esta finalidade. O Prof. Luiz Sérgio de Oliveira ressaltou ainda a importância das reuniões preparatórias por regiões ou estados com vistas ao próximo Fórum de Niterói, lembrando a realização da primeira reunião do Fórum de dos Coordenadores dos Cursos de Graduação em Artes/Artes Visuais simultaneamente à reunião do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais, ambos na cidade de Niterói. O Prof. José Afonso Medeiros (UFPA), considerando as  boas ideias surgidas na reunião, sugeriu que se fizesse, além da Ata, um documento síntese com todos os indicativos apresentados, no que foi complementado pela Profª Marize Malta (UFRJ) que solicitou que o documento síntese tenha diretrizes específicas. A Profª Rejane Coutinho (UNESP) aproveitou para informar a realização no mês de outubro próximo de evento conjunto de todos os Programas de Pós-Graduação em Artes de São Paulo, intitulado “Arte, Pesquisa e Interrelação”. O Prof. Mauricius Farina (Unicamp) também divulgou as exposições com a produção de artes visuais de integrantes de três grupos de pesquisas de três instituições diferentes (UFF, Unicamp e UFES), as quais serão apresentadas (nessa ordem) em Niterói, Campinas e Vitória. A Profª Marize Malta (UFRJ) lembrou a dificuldade de preenchimento do Qualis Artístico, estimulando que se buscasse uma melhor elaboração. Iniciando-se o processo de encerramento do Fórum, o Prof. Milton Terumitsu Sogabe fez questão de elogiar o avanço e amadurecimento dos debates apresentados no Fórum. Em seguida, o Prof. Luiz Sérgio de Oliveira, em sua fala de encerramento do Fórum, enfatizou a importância da realização do encontro na cidade de Belém, reunindo representantes das principais universidades brasileiras para debater em profundidade a atuação de seus Programas de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais, apontando para suas perspectivas, dificuldades e missão para o desenvolvimento da área quanto para uma maior ressonância no campo ampliado da sociedade brasileira. O Prof. Luiz Sérgio de Oliveira lembrou a importância de a Reunião ter enfrentado (1) os debates aprofundados referentes às questões substantivas da pós-graduação em Artes/Artes Visuais no País, (2) ao lado dos esclarecimentos objetivos junto à Coordenação de Área da CAPES, entendida como parceira das universidades no processo de consolidação da pós-graduação brasileira, (3) encerrando com uma sessão de proposições que apontam para a melhoria da atuação da pós-graduação em Artes/Artes Visuais e que revelam uma atitude proativa por parte dos Programas de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais. Às doze horas e quarenta minutos, não havendo quem mais quisesse fazer uso da palavra, e tendo-se cumprido a Pauta da Reunião, o Coordenador do Fórum, Prof. Luiz Sérgio de Oliveira, agradeceu a presença de todos os Coordenadores, Vice-Coordenadores e Representantes dos Programas de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais, assim como a presença da Coordenadora e do Coordenador Adjunto de Área, representados naquele momento da Reunião pelo Prof. Milton Terumitsu Sogabe, e a colaboração da Profª Ida Hamoy (UFPA) por ter secretariado a Reunião e participado da elaboração da Ata, e deu por encerrada a Reunião de Belém do Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais, cuja Ata, em sua versão eletrônica, será inicialmente disponibilizada aos Coordenadores, Vice-Coordenadores e Representantes dos Programas presentes à Reunião para aprovação, sendo assinada em seguida pelo Coordenador do Fórum. **********************************************************************************
******************************************************************************************

Prof. Luiz Sérgio de Oliveira
Coordenador do Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário